quarta-feira, 22 de abril de 2015

EMBALSAMENTO NO EGITO

O processo de mumificação era feito pois os Egípcios acreditavam no retorno da alma. Este processo variava de acordo com a posição social do endividou, apenas com os faraós, vistos como deus na terra, era feito de uma forma mais elaborada. Extraiam o cérebro através das narinas, e retiravam os órgãos internos depositando-os em vasos canopos, mantendo apenas o coração no seu devido lugar.  

processo de mumificação

Vasos Canopos

*imagens retiradas do Google Imagens

PRIMEIRAS CIVILIZAÇÕES: Mesopotâmia e Egito

Mesopotâmia, onde se encontra o atual Iraque, é conhecido como o berço da civilização, posicionada geograficamente entre o rio Tigre e Eufrates. Esse povo é governado por um rei absoluto, e as cheias é o que resultam em um solo fértil muito disputado. 

O Egito é caracterizado por suas grandes construções, como as pirâmides. Território posicionado as margens do rio Nilo, por ter o mesmo papel do rio Tigre e Eufrates. Atualmente o nordeste da África. 



domingo, 19 de abril de 2015

DIVIDINDO A PRÉ-HISTÓRIA

    A pré-história pode ser dividida em 3 fases. Alguns professores gostam de introduzir a idade dos metais dentro do período neolítico, mas para entender melhor, vou separá-los. Antes de começarmos, quero apenas pontificar o período MESOLÍTICO,  que nada mais é a passagem do paleolítico pro neolítico, caracterizado pelas pinturas rupestres. 



PALEOLÍTICO: caracterizado pela pedra lascada, descoberta do fogo, caça e pesca. Os homens viviam em bandos, habitavam as cavernas e construíam instrumentos de ossos e pedras. Eram nômades 


NEOLÍTICO: período de sedentarismo, ou seja, fixação em um certo local, permitindo o aperfeiçoamento das técnicas de caça, polir seus instrumentos e a desenvolver a agricultura. 


IDADE DOS METAIS: agora temos instrumentos feitos de metais, como cobre e estanho, obtendo materias mais resistentes, permitindo ampliar a produção agricola.  




*imagem retirada do Google Imagens 


terça-feira, 14 de abril de 2015

EVOLUÇÃO DA ESPÉCIE

     Quando falamos de evolução, logo pensamos em macacos, mas a partir de agora tirem isso da cabeça. 
     Na verdade os seres humanos e os macacos surgiram através de uma mesma espécie: os SÍMIOS. Eles eram animais parecidos com gorilas. Viviam em árvores até uma mudança climática alterar completamente o ambiente onde viviam, passando a ser uma savana. Pra quem não sabe, savana é uma vegetação sem árvores, portanto, tiveram que se adaptar ao seu novo habitat.
     Essa adaptação ao ambiente resultou a novas especies como os chipanzés e nós humanos. 

  • Australopitecos - Não viviam mais em árvores e nem andavam em 4 patas;
  • Homo Habilis - Viviam na Africa e criaram instrumentos como armas com ossos e madeira;
  • Homo Erectus - Andavam eretos, descobriram o fogo, a pedra lascada e viviam em cavernas na Europa e Africa;
  • Homem de Neandertal - Viviam em bandos já se comunicando pela fala. Também produziam roupas de peles de animais;
  • Homem Floresiensis - Preparavam alimentos com fogo;
  • Homo Sapiens - Usavam a cerâmica e metais, viviam nas cidades e viviam da agricultura;
  • Homo Sapiens Sapiens - Tem consciência do próprio conhecimento


*imagem retirada do Google Imagens

segunda-feira, 13 de abril de 2015

COMEÇANDO MESMO



Uma introdução do que causou isso tudo que conhecemos como "mundo", a partir disso, vamos começar a explicar o que vem acontecendo.

quinta-feira, 2 de abril de 2015

COMEÇANDO...

     Bom, esse blog foi criado com o propósito de contar um pouco sobre a pré-história, e se tudo der certo, outros conteúdos. Vamos fazer o possível pra que isso aqui não se torne algo monótono.
     Quem ta no comando é a Marthina Johann e Bianca Girelli, espero que vocês aproveitem, tire dúvidas e tudo mais. Nosso esquema aqui é tentar "ensinar" de uma forma diferente. 
 BJO SORA MARA É NÓIS 
*todos os conteúdos deste blog foram baseados nas aulas da Professora Mara e Professor Leonel, utilizando apenas o caderno para pesquisa e informações "pessoais".